Gastronomia à portuguesa...(comer bem e barato...)

Post Reply
manuellmbm
CVO Newbie
CVO Newbie
Posts: 2
Joined: Fri Mar 12, 2004 11:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia
Contact:

Gastronomia à portuguesa...(comer bem e barato...)

Post by manuellmbm »

Desde há mais de 30 anos que faço férias na zona do Carvoeiro (nas Sesmarias e no Mato Serrão) e ultimamente o principal problema consiste em achar restaurantes ao melhor estilo português (isto é, com preços para portugueses e qualidade para estrangeiros...). O desafio que aqui lanço é tentarmos descobrir alguns desses restaurantes que normalmente são frequentados pelas famílias algarvias, que não têm propriamente um "chef" ou um "gourmet" à frente da cozinha, mas que ainda assim nos conseguem surpreender com um peixe assado ou uma cataplana absolutamente divinal...Só para aguçar o apetite, posso mencionar uma sopa de cebola gratinada, uma massa de peixe ou uma cataplana de carne de porco e marisco n'"A Paleta" (à entrada de Lagoa pela estrada que vem do Carvoeiro) ou uma feijoada de buzinas, um ensopado de porco preto ou um aperitivo de "voadores" no "Recanto dos Mouros" (à saída de Silves) ou mesmo a incomparável sopa de tomate servida n'"O Rústico" (junto ao cruzamento da praia da Marinha). Em todos estes sítios tenho sido optimamente atendido e tenho pago uma média de 8 a 15 euros por cabeça, incluindo vinho, sobremesa e café...
Ajudem-me a achar outros sítios como estes, porque é francamente complicado comer no centro do Carvoeiro, onde até o restaurante chinês leva em média cerca de 20 euros por pessoa...(pois, eu sei, não ganhamos tanto como os ingleses ou os alemães, mas até que gostavamos...)
Marius

Post by Marius »

Tens razão,ir a um restaurante bom e barato no centro de Carvoeiro é tarefa quase impossivel,mas nos arredores existem vários...Há um restaurante perto do Poço Partido q é excelente,infelizmente ñ me lembro do nome!!Em Ferragudo há vários restaurantes bons e + baratos do q Carvoeiro,por exemplo "A Chaminé" q é um restaurante de peixe e grelhados...Eu frequento mto o Catz,um restaurante Italiano em Carvoeiro,gosto mto de massas e o esparguete no forno deles é divinal...
Em Ferragudo,junto aos barcos dos pescadores tem vários restaurantes bastante agradaveis...Já tenho saudades de estar num fim de tarde de setembro num desses restaurantes sobre o rio Arade a comer umas cadelinhas e a beber umas imperias!
Não aconselho a ninguém um restaurante chamado,"Adega da Ti Rosa", penso q seja este o nome...A unica vez q lá fui até o vinho da casa "Rimor" Branco, estava estragado e a comida era péssima...Fica à saida de Carvoeiro,quase no cruzamento/Rotunda da N125... :roll:
Guest

Post by Guest »

Claro que é preciso mencionarmos aqui o Escondidinho, que fica perto da Quinta do Paraíso. É frequentado principalmente pelas famílias algarvias, embora haja alguns estrangeiros que talvez estejam na procura dum 'negócio de China'. A comida é bem simples, mas de superior qualidade, e o ambiente é sem par na aldeia. Vá lá! :P
oscarpt
CVO Newbie
CVO Newbie
Posts: 7
Joined: Sat Mar 27, 2004 8:36 am
Location: PORTO

Re: Gastronomia à portuguesa...(comer bem e barato...)

Post by oscarpt »

um boa opcao e o LOTUS situado no cruzamento da 125 mesmo a entrada de Lagoa e ao lado da est. de serviço.
a comida genuinamente algarvia pode ser apreciada nos economicos e conhecidos pratinhos. Nao vou enumerar as especialidades ali servidas pois o melhor e la ir e experimentar.
acreditem que esta ali um oasis no deserto da restauracao algarvia.
Convem notar que o restaurante tem duas salas e deverao optar pelo snack-bar pois e possivel ai comer bem e barato
oscarpt
CVO Newbie
CVO Newbie
Posts: 7
Joined: Sat Mar 27, 2004 8:36 am
Location: PORTO

gastronomia

Post by oscarpt »

Quando lhesobrar algum tempo e para variar de um salto a ALJEZUR e abanque na RUTH para apreciar a bom preco os percebes da costa alentejana.
se for com a familia entao saboreie tb os mexilhoes a moda da casa.
acredite que sao uma delicia e nao sai com a carteira muito desfalcada
nao esqueca de chegar cedo para reservar a mesa dado que o restaurante e muito frequentado pelas pessoas daquela regiao
oscarpt
CVO Newbie
CVO Newbie
Posts: 7
Joined: Sat Mar 27, 2004 8:36 am
Location: PORTO

Post by oscarpt »

em FARO aconselho A TASCA na rua alportel. boa comida algarvia a precos acessiveis. Muito frequentada pelos naturais da cidade.
claro que isto so vem a proposito para quem pretenda dar uma volta pela regiao.
este e um tema do CARVOEIRO mas infelizmente esta St. Tropez portuguesa tem pouco ou nada para oferecer digno de nota em termos de gastronomia.
Por ultimo quero referir que vivo no PORTO, donde sou natural
Marius

Post by Marius »

Conheço pessoas q já foram ao Lotus e dizem q é mto bom,pessoalmente nunca fui...Vou anotar alguns restaurantes aqui mencionados e experimentar...
Não mencionei um,a Mula Cheia q fica entre Parchal/Mexilhoeira da Carregação.
Fui lá à uns anos e gostei mto...Paga-se um determinado valor e experimenta-se vários pratos,é mto acolhedor, todo em madeira....Muito rustico!
Xarengade
CVO Regular
CVO Regular
Posts: 21
Joined: Sun May 02, 2004 8:45 pm

Post by Xarengade »

ESCONDIDINHO sem duvida :wink: a ti marianita ehehe k vem smp com a mesma conversa "olá hoje temes, PÓIRKE´,PÍRU, E VÁCA e o prate do dia é frangue assade!" loool tradução hoje temos porco, peru e vaca e o prato do dia é frango assado! importa tb dizer k é comer á descriçao a 7,5euros á e o vinho de presao k é bom pa começar a noite bebado 8) :lol:
Guest

Post by Guest »

TB GOSTO DO CATZ E DO ESCONDIDINHO...
Guest II

Post by Guest II »

Porque não tentam o Rest. Bom-Bordo na rua do Farol em Carvoeiro. Todos os dias (excepto domingos) com pratos do dia a preços bastante moderados.
Xarengade
CVO Regular
CVO Regular
Posts: 21
Joined: Sun May 02, 2004 8:45 pm

Post by Xarengade »

Guest II wrote:Porque não tentam o Rest. Bom-Bordo na rua do Farol em Carvoeiro. Todos os dias (excepto domingos) com pratos do dia a preços bastante moderados.
:shock: é só publicidade k praki vai! 8) ja nao há vergonha lool :wink:
Marius
CVO Regular
CVO Regular
Posts: 25
Joined: Wed Sep 22, 2004 9:24 pm

Grelha Algarvia

Post by Marius »

:idea: Fui a um restaurante q por acaso até já conhecia mas q ñ me lembrava...A Grelha Algarvia, simplesmente espectacular...Um restaurante familiar com refeição completa por 6€ com comida muito bem confecionada pela matriarca da familia e com um vinho da casa óptimo, provavelmente particular...
Este restaurante fica na EN125 em Porches,antes da BP para quem circula em direção a Arm.Pera...É um restaurante de beira de estrada,com bastantes camionistas mas tb com estrangeiros q provavelmente já perceberam q ali encontram boa comida, a um preço + q razoável!!! :P
Outros pormenores q o tornam mto agradável são as mesas redondas junto a grandes janelas q têm vista para um campo de Oliveiras e Pinheiros... :twisted:
Marius
CVO Regular
CVO Regular
Posts: 25
Joined: Wed Sep 22, 2004 9:24 pm

Re: Gastronomia à portuguesa...(comer bem e barato...)

Post by Marius »

:D
Post Reply